Notícias
Texto/reflexão
28/10/2023

O mandato do Senhor Jesus

"A fé cristã é antes de tudo encontro com o Senhor Jesus; é Ele quem dá à nossa vida um novo horizonte, marcado pela esperança que não decepciona"

O mandato do Senhor Jesus

Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus! Neste último domingo do mês de outubro celebramos o Dia Nacional da Juventude, e concluímos a celebração do mês missionário, que este ano foi marcado também pela Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos. Com os irmãos e irmãs que estavam na Assembleia Sinodal, todos nós tivemos, através da oração, da meditação e da contemplação, a oportunidade de participar deste acontecimento tão importante na vida da Igreja, Povo de Deus. E quando nos colocamos em oração, damos espaço para o Espírito Santo agir em nós, e podemos tomar consciência da nossa responsabilidade de batizados e cristãos, de manter vivo o mandato do Senhor Jesus: “Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!” (Mt,28,19).

A fé cristã é antes de tudo encontro com o Senhor Jesus; é Ele quem dá à nossa vida um novo horizonte, marcado pela esperança que não decepciona. Na Igreja, comunidade de fé, Povo de Deus em missão e a caminho para a casa do Pai, somos convidados a nos colocar, como fez Maria de Nazaré, diante do crucificado, num silêncio contemplativo, que nos ajuda a reler e rever a história da nossa vocação cristã, pessoal e comunitária, a partir do nosso “sim” diário ao Senhor. Um sim que fala ao mundo através do testemunho do nosso amor-serviço, da nossa vocação de batizados e comprometidos com os valores do Evangelho.

Vemos muitas vezes, com tristeza, faltar o sal do amor-serviço, do perdão e da reconciliação, que faz resplandecer o testemunho da fé, nas famílias, nas comunidades e na sociedade. Esquecemos que é esse amor-serviço, que dá sentido à nossa vocação cristã. Não devemos ser cristãos que permanecem na indiferença, mesmo diante das sombras de morte, que ameaçam apagar a luz da vida que ainda brilha no horizonte da fé do nosso querido povo. Maria, mãe solícita, viu as necessidades do casal e dos convidados nas bodas de Cana, e vê também, com amor materno, as necessidades que estão no coração de cada um de nós. Por isso, intercede por nós junto ao seu filho Jesus, e continua dizendo ao nosso coração de filhos e filhas: fazei tudo o que Ele vos dizer.  

Quando nos reunimos em comunidade para celebrarmos a nossa vida de fé diante do Senhor, é uma oportunidade para agradecermos por tudo o que ele nos tem oferecido com amor e gratuidade. Mas também é um momento para pedir ao Senhor que livre o nosso coração da penumbra da indiferença e do comodismo, para redescobrirmos a beleza da fé que faz de cada batizado um discípulo missionário do “Senhor Jesus”. Que a nossa fé esteja comprometida com a paz e a missão de defender a vida, sendo sal e luz, segundo os ensinamentos do Mestre Jesus.

 

+ Dom José Gislon, OFMCap.
Bispo Diocesano de Caxias do Sul

Beato João Schiavo

Outras Notícias

Logo Associacao
Logo Fdm
Logo Iml
Logo Ismur
Logo Maes Apostolicas
Logo Murialdinas