Notícias
Beatificação
30/11/2023

Tribunal Eclesiástico Diocesano, para a história

Breve relato da constituição do Tribunal Eclesiástico Diocesano, em 19 de março de 2009, sobre o presumível milagre do Sr. Juvelino Cara.

Tribunal Eclesiástico Diocesano, para a história

O Processo Diocesano do Presumível Milagre

A fama de santidade do Pe. João Schiavo, continuava muito forte entre devotos da Caxias do Sul e em todo o Estado e no exterior. Muitas graças foram alcançadas. Entre elas a cura de Juvelino Cara, acometido de uma trombose mesentérica intestinal. Dr. Ademir Cadore, atendendo Juvelino, tentou fazer e cirurgia dos intestinos, mas não fez nada mais do que avisar os familiares que Juvelino teria umas três horas de vida. Dona Lourdes, esposa e os familiares, começaram a rezar ao Pe. João Schiavo, pedindo a cura de Juvelino. Juvelino foi para a UTI e depois de dias, volta para o quarto. Os intestinos começaram a funcionar e depois de mais alguns dias teve alta. Juvelino veio a falecer anos depois, no dia 11 de abril de 2022.

Em vista de um presumível milagre na cura de Juvelino Cara, decidiu-se realizar o Processo Diocesano sobre o presumível milagre. Em 19 de março de 2009 foi constituído o Tribunal Eclesiástico Diocesano, com os componentes:

 Pe. Álvaro Pinzetta - Delegado Episcopal.

Pe. Adelar Baruffi - Promotor de Justiça.

Dr. Daniel Parisotto - Médico Perito.

Valter Antonio Susin - Notário.

Ir. Enedina Smiderle - Notária adjunta.

Neste dia 19 de março de 2009, deu-se a abertura do Processo e o Tribunal passou a receber os depoimentos dos médicos e enfermeiras que atenderam Juvelino e depoimentos de seus familiares mais próximos.  O processo foi encerrado no dia 12 de setembro de 2009. Todo este processo foi levado ao Vaticano, na Congregação pelas Causas dos Santos e acompanhado pelo Postulador Pe. Orides Ballardin.

No dia 1º de dezembro de 2016, o Papa Francisco, tendo ouvido Bispos e Cardeais, emite o Decreto reconhecendo o milagre atribuído à intercessão do Venerável Pe. João Schiavo, que levou à cura imediata de Juvelino Cara.

A Beatificação foi celebrada no dia 28 de outubro de 2017, nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, com a presença do Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, na ocasião representando o Papa Francisco. Participaram diversas autoridades, entre elas o Governador do Estado José Ivo Sartori, Prefeito de Caxias do Sul Daniel Guerra e  mais de sete mil pessoas, provenientes de vários estados brasileiros, do exterior, vindos do México, Chile, Argentina, Estados Unidos. Parentes do Pe. João Schiavo de Caxias do Sul e da Itália da cidade de Vicenza e Santo Urbano, sua terra natal.

No dia seguinte, foi realizada uma Missa de Ação de Graças, em frente à Capela do Beato João Schiavo, em Fazenda Souza, com a presença de vários Sacerdotes e devotos.

 

Beato João Schiavo

Outras Notícias

Logo Associacao
Logo Fdm
Logo Iml
Logo Ismur
Logo Maes Apostolicas
Logo Murialdinas